4º ANO – Professora Virginia
Estrada Real, Minas Gerais: conheça o caminho e as principais cidades
A Estrada Real, Minas Gerais, é a maior rota de turismo do Brasil. Conheça seus quatro diferentes caminhos e saiba mais sobre as principais cidades do Caminho Velho.
A Estrada Real, Minas Gerais foi o caminho que servia para escoar as riquezas do Brasil na época da Colônia, e várias cidades se desenvolveram a partir dessas estradas. Atualmente é a maior rota de turismo do Brasil, possuindo 1.630km de extensão em 3 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O caminho era usado para transportar o ouro e demais carregamentos da cidade mineira até o porto e, ao longo do caminho, foram sendo fundadas vilas e diversos pontos de parada para os tropeiros, bandeirantes, mineradores e outros viajantes que faziam o percurso da Estrada Real.
Rica em cultura, a rota preserva muitas igrejas e construções da época de sua criação. O entorno também é vasto em belezas naturais, com muitas cachoeiras e mirantes, proporcionando ao turista visões incríveis.
São quatro os caminhos da Estrada Real, o Caminho dos Diamantes, o Caminho Velho, o Caminho Novo e o Caminho de Sabarabuçu, cada um com sua história.
Caminho Velho da Estrada Real, Minas Gerais
O Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro em Minas Gerais.
No século XVII o percurso levava 60 dias para ser percorrido pelos tropeiros a cavalo, com 710 km. Deste percurso, 320km são subidas e descidas, 11,5% de asfalto, 6% de trilha e 82,5% de estrada de terra.
O sentido ideal para quem vai fazer a trilha a pé ou de bicicleta é de Ouro Preto até Paraty. Existem trechos bem difíceis.
Cidades que fazem parte da Estrada Real
Ouro Preto
É o ponto inicial do Caminho Velho. Um dos principais locais de exploração de ouro, é uma cidade muito preservada, com construções centenárias.
Ouro Preto proporciona uma imersão histórica profunda, já que é a cidade com maior preservação arquitetônica e cultural do Caminho Velho.
Casarões da época de glória da cidade podem ser vistos em toda a região; a casa de Thomaz Antônio Gonzaga e a Casa dos Contos são destinos que muitos turistas costumam visitar.
O município preza pela preservação arquitetônica e tem regras muito rígidas para ocupação de casas no centro histórico, o que ajuda a manter características originais do período.
Já pensou em visitar uma mina de ouro? Esta é uma das coisas que você pode fazer na cidade. Minas do Palácio Velho, que não é muito profunda, mas dá para ficar em pé.
Quem vai à cidade também poderá visitar as igrejas. A de São Francisco de Assis é uma parada obrigatória e fica de frente para a feira de artesanato de pedra sabão, cartão postal de Ouro Preto. Visitando a igreja você terá acesso ao Museu do Aleijadinho.
A cidade também tem atrativos para quem gosta de belezas naturais: a região possui algumas cachoeiras, fora e dentro do Parque das Andorinhas, que é de uma beleza única!
Ouro Preto tem uma estação de trem com uma linha ativa até Mariana, que fica a 11km da cidade-irmã. O nome da cidade é em homenagem à rainha Maria Ana D'Áustria, esposa de Dom João V.
Mariana
Mariana é uma cidade pertencente ao Caminho dos Diamantes, outro percurso da Estrada Real, Minas Gerais.
Em Mariana tem a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco de Assis.
Tiradentes
Tiradentes tem um charme todo especial. É uma cidade focada no turismo, e por isso motivo concentra vários eventos culturais, gastronômicos e musicais. Ela atrai muita gente de outros estados brasileiros e também estrangeiros para conhecer as suas belezas e igrejas.
Para conhecer a cidade é necessário apenas um dia e disposição, já que o centro histórico é bem pequeno e basta uma volta para conhecer tudo.
Têm as igrejas de São Francisco de Paula, Nossa Senhora das Mercês, Santo Antônio (Matriz) e Santuário da Santíssima Trindade.
Bichinho
Bichinho é um distrito de Prados, fica a cerca de 7km de Tiradentes.
A região é para apreciadores de arte e culinária. São várias lojinhas encantadoras, o local respira arte!
Na cidade fica também a famosa Casa Torta.
São João Del-Rei
Em São João Del-Rei tem muitas igrejas históricas.
Algumas das igrejas da cidade são a de Nossa Senhora do Rosário, que fica ao lado do Solar dos Neves, antiga residência de Tancredo Neves; a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que fica próximo ao Cemitério Coberto; e a Igreja Nossa Senhora das Mercês.
Atravessando a "Ponte da Cadeia" é possível chegar também à Igreja de São Francisco de Assis, com seu jardim esplendoroso. Ao fundo da igreja estão os restos mortais do ex-presidente Tancredo Neves e sua esposa Risoleta Neves.
Tem o Museu do Trem e o trem "Maria Fumaça", viagem de São João a Tiradentes, ida e volta.
Santa Cruz de Minas
Este município mais parece um bairro. Ele fica entre São João Del-Rei e Tiradentes, com uma extensão territorial de 2.5km, sendo o menor do Brasil. O comércio local é baseado em móveis e artigos de decoração de ferro, principalmente no atacado.
Entre Santa Cruz de Minas e Tiradentes fica a Cachoeira do Bom Despacho, local bem atraente, com um totem da Estrada Real. Uma parada obrigatória para quem está atrás de paisagens encantadoras.
Guaratinguetá /SP
Aparecida/SP
A cidade de Aparecida está a cerca de 15 minutos de Guaratinguetá e está marcada como pertencente ao Caminho Velho.
Cunha
Como está no caminho da Estrada Real, ela preserva a igreja matriz, que passa por uma reforma para retomar as cores originais.
São várias quedas d'água espetaculares e não é necessário pegar nenhuma trilha, já que o acesso pode ser feito pela Estrada Real e depois por uma estradinha que chega quase na cachoeira, acessível para ir de carro.
PARATY - RJ
A cidade possui um centro histórico encantador, com um chão de pedras arredondadas que é de uma beleza única, mas requer cuidado.
Paraty é um lugar com muitas possibilidades de turismo. Além do turismo religioso que já é marca registrada do Caminho Velho, a cidade tem ilhas e praias paradisíacas que convidam para um passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário