Região Sudeste
Tropical
Predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas e oeste paulista. Apresenta temperaturas elevadas (média anual de 22ºC) e duas estações definidas: uma chuvosa, que corresponde ao verão, e outra seca, que corresponde ao inverno.
Tropical de altitude
Ocorre nos trechos mais elevados do relevo e caracteriza-se por temperaturas mais amenas
Litorâneo úmido
é quente e possui um regime de chuvas melhor distribuído durante o ano para o clima tropical típico. Abrange uma faixa litorânea extensa, se estende do Sudeste ao Nordeste. No Sudeste, esse clima cobre todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há meses mais frios (geralmente no meio do ano) e meses mais quentes geralmente no início e no final do ano.
Subtropical úmido
O clima subtropical, que aparece no Sul do estado de São Paulo, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano (temperaturas médias anuais em torno de 16°C a 17°C) e por uma grande amplitude térmica.
Mata de araucárias
Se encontra em locais de relevos mais elevados na Região Sudeste e está ameaçada de extinção.
Mata Atlântica
É predominante e consiste numa floresta tropical com uma biodiversidade muito rica.
Cerrado
A vegetação do Cerrado é formada, além de alguns tipos de gramíneas, por árvores distantes umas das outras que possuem galhos e troncos retorcidos. A maioria dessas árvores é de médio ou pequeno porte.
Agricultura
A agricultura no sudeste tem elevado padrão técnico e produtividade. Entre os produtos de maior destaque estão: o café, a laranja, a cana-de-açúcar e uma grande variedade de frutas. Os solos da região sudeste do Brasil são férteis e as plantações de café são importantes no interior de Minas Gerais.
Pecuária
A pecuária tem grande destaque na região Sudeste, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira).
Extrativismo
o extrativismo mineral é a principal forma de extração praticada no sudeste do Brasil. Além do ferro, a região explora o manganês, o ouro, a bauxita, a cassiterita, o urânio, o calcário, o mármore e as pedras preciosas.
Indústria
Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão,Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil. Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas localizadas principalmente na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil).
Alta tecnologia
É nessa região que está localizado o "Vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA(Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.
Turismo
é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais. É responsável por grande parte das atividades econômicas da região. O Rio de Janeiro, com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas naturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro.
Ouro Preto-MG
Capitólio-MG
Tiradentes-MG
Aparecida-SP
Ilhabela-SP
Rio de Janeiro-RJ
Petrópolis-RJ
Vitória-ES
Cultura
A principal festa da região é, sem dúvida, o Carnaval, comemorado em São Paulo e no Rio de Janeiro com os tradicionais desfiles das escolas de samba.
diversos eventos típicos com influências religiosas, como:
Festas de Folia de Reis
A Festa das Congadas
Festa do Divino
Festa Junina
Nenhum comentário:
Postar um comentário