A evolução dos computadores
O computador não tem um inventor. Essa máquina surgiu e vem sendo aprimorada desde a Idade Antiga, passando por um processo evolutivo tão expressivo quanto sua importância para a sociedade contemporânea.
Tudo começou na necessidade dos povos antigos de realizar contagens (computar = contar). Assim, quando se chegou ao momento em que tais contagens não poderiam mais ser feitas apenas com os dedos ou pedras, foram sendo arquitetados novos dispositivos que pudessem desenvolver cálculos sem maiores trabalhos.
O primeiro invento dessa linhagem foi o ábaco, um aparelho mecânico que possibilitava cálculos de até 5 dígitos, e, quando utilizado com habilidade, desenvolvia contas tão rapidamente quanto uma calculadora moderna.
O ábaco foi criado 2000 anos Antes de Cristo.
os ossos de Napier,
a Pascalina (primeira calculadora mecânica do mundo),
a máquina de Leibniz, o tear automático, a máquina de diferenças,
a máquina analítica de Babbage,
o Tabulador Automático, entre outros.
Todos esses aparelhos surgiram por aperfeiçoamento, ou seja, quando um não realizava determinada tarefa, o próximo era criado a fim de suprir tal necessidade. Essa evolução não foi um processo rápido como nos dias atuais, visto que, naquela época os recursos eram mais restritos.
https://www.infoescola.com/informatica/evolucao-dos-computadores/
ENIAC foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
Vídeo 1 - https://www.youtube.com/watch?v=z4XtitFchCI
Vídeo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg
Vídeo 3 - https://www.youtube.com/watch?v=zTxbps2lfaE
Vídeo 4 - https://www.youtube.com/watch?v=fFDDboLz3B8
Nenhum comentário:
Postar um comentário