A Figueira Encantada
Ao fundo da praça da figueira vê-se uma casa comprida, grande e antiga. Esta casa foi o que se chamava, até o século XIX, de “Casa Grande”, denominação dada à casa principal de uma fazenda. Foi uma das primeiras casas do Distrito de Dores do Patusca no século XVIII (vale destacar que atualmente, esta casa está muito modificada, pois sua estrutura original era de pau-a-pique, assoalhos de tábuas, portas e janelas em madeira nobre e maciça, uma casa realmente de fazenda).
Nesta mesma época,séc XVIII, foi construído em sua proximidade um curral, onde foi fincado alguns mourões, um destes parte de uma figueira, que ainda verde, em pouco tempo começou a brotar. Com o passar dos tempos, esse mourão veio a se transformar em uma grande e bonita árvore.
A Figueira Encantada nasceu de um mourão de cerca, há mais 200 anos atrás. Pelo seu tamanho, beleza e localização foi feito o tombamento pela Prefeitura e se tornou um Patrimônio Histórico de Dores de Campos.
No início dos anos 1960 chegou a CEMIG em Dores de Campos, foi preciso cortar vários galhos por onde passariam a fiação.
1974
Sempre que os galhos cresciam e se aproximavam das fiações era preciso cortá-los. Isto estava prejudicando a Figueira.
1998
A situação estava crítica e em 1998 foram cortados vários galhos e injetado substância para melhorar a regeneração. |
2009
2012
Em 10 de Novembro de 2012 devido às fortes chuvas e ventanias um grande galho acabou caindo. O tronco já estava danificado por dentro.
Atividade 1 - Memorial da Figueira Encantada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário