AULA 4º ANO - 3º BIMESTRE
PLANTAS MEDICINAIS
AULA 1
Plantas medicinais são aquelas usadas na preparação de remédios.
Milhares de espécies vegetais são usadas em todo o mundo na preparação dos remédios caseiros.
Esses usos vêm do conhecimento popular ou tradicional de cada país.
Conhecimento popular é aquele mais difundido entre as pessoas, como as folhas de chá cultivadas nas hortas.
Os fitoterápicos são também preparados com as plantas, mas são produtos que passaram por estudos em laboratório, que atestaram sua eficácia e segurança.
Os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados e devem ser adquiridos nas farmácias. ( ex. xaropes).
Hortelã
A hortelã é uma planta medicinal muito utilizada e bastante presente nos lares brasileiros, tanto pelo seu poder de cura como também o aroma fresco e agradável. Ela possui efeito calmante e expectorantes, o que contribui também para o tratamento de gripes.
Boldo
O boldo é uma das mais famosas plantas fitoterápicas que podem ser utilizadas para evitar ou mesmo tratar doenças. Ela possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda no trato de doenças como gastrite.
Babosa (Aloe Vera)
A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta do norte da África que faz muito sucesso no Brasil. Rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo, ela possui substâncias que ajudam no combate à fungos causadores de micose, caspas entre outras enfermidades que comprometem a saúde da pele e cabelo.
Camomila
O chá de camomila é um dos mais famosos e apreciados no Brasil. Ele tem diversos benefícios, podendo ajudar no sono e servir como calmante, anti-inflamatório, antioxidante e muito mais.
Canela
O uso mais comum da canela é para o trato de inflamações, como dores na garganta, mas há estudos que apontam eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Capim-limão
O capim-limão possui excelente ação antioxidante e ajuda a aliviar dores como cólica, dor muscular e dor de cabeça. Além disso, também auxilia na redução de inchaços graças ao poder diurético.
Erva-doce
Utilizada para várias complicações: gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases, dor de cabeça, entre outras enfermidades. Ela também é uma espécie bastante aromática e que serve para o preparo de receitas.
Erva-cidreira
A erva-cidreira ajuda especialmente em problemas digestivos, possuindo também propriedades calmantes e sedativas. Por essa razão, é recomendada para problemas estomacais, ansiedade e estresse.
ATIVIDADES
1 - REALIZAR AS ATIVIDADES INTERATIVAS PARA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO.
LINKS:
1- -https://wordwall.net/pt/resource/34138010/plantas-medicinais
2-https://wordwall.net/pt/resource/56428878/biologia/plantas-medicinais-abra-a-caixa
FONTES:
https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/plantas-medicinais-2/
https://casacor.abril.com.br/paisagismo/plantas-medicinais-o-que-sao-e-lista-de-especies/
Nenhum comentário:
Postar um comentário