Impostos e tributos
Imposto. O nome já diz tudo: não é opcional. Sem muita escolha, pagamos tributos ao governo para quase tudo: morar na cidade, movimentar dinheiro no banco, comprar remédio e até para ter água quente na hora do banho.
No cupom fiscal ou na Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, é fácil identificar o quanto pagamos de impostos (tributos).
A Nota Fiscal ou o Cupom Fiscal é um documento obrigatório após qualquer venda de produtos ou serviços.
Eles servem para que o imposto seja recolhimento.
A não utilização da Nota Fiscal ou do Cupom Fiscal é considerada sonegação fiscal que é quando o imposto (tributo) não é recolhido pelo comerciante e também não é repassado para o governo.
A arrecadação de tais impostos são utilizados para o bem público, ou seja, para suprir as necessidades da população melhorando os hospitais públicos, os medicamentos gratuitos, a infra-estrutura das estradas, os reforços na segurança, as instituições de ensino e vários outros segmentos de caráter público.
Cabe às autoridades fazer o bom uso do dinheiro dos impostos pagos pela população para fazer o Brasil funcionar e dar ao povo brasileiro melhor qualidade de vida.
Nós, a sociedade, temos o direito e o dever de pedir Nota Fiscal ou Cupom Fiscal quando compramos qualquer produto ou serviço, além de cobrar e fiscalizar a qualidade dos serviços públicos que recebemos em nosso pais.
Atividade 1 - Observe os Cupons fiscais abaixo, em cada um descreva:
a-) a quantidade de produtos
b-) o valor total dos produtos
c-) o valor dos impostos (tributos)
d-) o valor dos produtos sem o valor dos impostos
Cupom Fiscal 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário