AULA 2 - 3º e 4º ANO MANHÃ
É um bem material, natural ou imóvel.
Possui significados e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.
Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas.
Precisam ser preservados.
EXEMPLOS DE PATRIMONIOS CULTURAIS IMATERIAIS DO BRASIL
1. Samba – ritmo musical com presença de dança de roda. A música é cantada e acompanhada, principalmente, de instrumentos de percussão e de cordas.
2. Frevo – ritmo musical, típico de Pernambuco, com dança e coreografias. Uma das principais características é o uso de pequenos guarda-chuvas coloridos pelos dançarinos.
3. Roda de Capoeira – arte marcial, com presença de dança e música (tocada com berimbau e cantada).
4. Festa do Divino de Pirenópolis – festa folclórica de caráter religioso e profano (misturados), realizado no município de Pirenópolis (Goiás).
5. Festival Folclórico de Parintins – festa folclórica que ocorre, anualmente, na cidade de Parintins (Amazonas). Ocorre uma disputa (de coreografias, fantasias e músicas) entre dois grupos: Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul).
6. Carimbó - ritmo musical popular típico dos estados do Pará e Maranhão. Sua principal característica é a dança de roda, com uma dançarina no meio.
7. Bumba meu boi - mistura de dança e festa folclórica típicas da cidade de São Luís (Maranhão).
8. Maracatu - ritmo musical de Pernambuco, com presença de danças e desfiles de blocos de pessoas fantasiadas.
9. Jongo – dança de origem africana com som de tambores. É típico da região Sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e Vale do Paraíba em São Paulo.
10. Literatura de Cordel – forma literária típica do Nordeste brasileiro. É caracterizada por estórias populares ilustradas com desenhos feitos a mão. Geralmente, são expostas em cordões.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário