domingo, 21 de abril de 2024

Oitava semana de aula - Informática - 3º ano - 22/04 a 26/04 de 2024

 

Símbolos do município de Dores de Campos

 

Significado de Símbolo:

Representação convencional de um conceito ou noção composto por letras, números, caracteres, pictogramas ou a combinação destes. Tudo o que representa, sugere ou substitui alguma coisa: a balança é o símbolo da justiça; a pomba é o símbolo da paz. Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema.


BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS - MG



BRASÃO DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS - MG

 

O Escudo 

Escudo português ou ibérico, também dito “redondo”, de uso predominante na Heráldica de Domínio no Brasil, por evocar nossas origens lusas, contendo os seguintes elementos:

 Chefe, partido de dois, formando três campos, a saber:

 

No Primeiro, de blau (azul), um gibão de bandeirante em ouro, superposto a duas ferramentas de mineração, simbolizando os primeiros desbravadores da região, movidos pela busca do ouro.

 

Em campo amarelo esverdeado o símbolo do Cristianismo, a Cruz, com o sudário sobre o madeiro na transversal, indicando que Cristo vive.

 


No terceiro, uma lira de ouro em campo de blau (azul), evocando a arte musical, de tantas tradições e tão cultivada na cidade.

 Campo Principal:


De ouro, carregado de uma figueira frondosa, de folhagem de sinopla (verde), tronco na sua cor, plantada na ponta do escudo em base também de sinopla.

A figueira, símbolo heráldico da vida doce tranquila, reveste-se de grande valor simbólico na atualidade. Numa época em que a natureza tem sofrido tantas agressões, feliz a cidade que possa ter o privilégio de escolher uma árvore como símbolo.

A par do significado ecológico deste tronco secular, heraldicamente a árvore representa a concórdia, porque todos os ramos se unem em um único tronco. Simboliza, ainda, a força, a solidez, o abrigo, além da sublimidade de um pensamento dirigido a uma empresa grandiosa. Esta árvore acha-se solidamente plantada no solo generoso de Minas Gerais.

 

Elementos externos: 



Coroa mural de prata, de oito torres, sendo cinco aparentes, símbolo heráldico dos municípios. Forrada de Goles, mostra pelas portas abertas a vocação da cidade em acolher a todos os que buscam abrigo e segurança.

 

Suportes:

     

De cada lado, dispostas de maneira simétrica, duas antigas ferramentas básicas da indústria de calçados e de couro em geral, em que tanto destacou o Município, ou seja, um martelo de sapateiro e um “pé de ferro”.

  

Listel de goles contendo, no centro, o nome do Município, no lado destro (direito) a data 1.717 que nos remete ao início do povoamento da região e à senestra(esquerdo) a data 1.938, significando a emancipação como Município.

 


 

HINO DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS - MG

Letra: Paulo Terra

Música: Paulo Eustáquio do Nascimento

 

Esta velha e frondosa figueira

Que te viu, pequenina, nascer,

Dos antigos te fala altaneira,

Não te deixa o passado esquecer.

 

A Matriz, por teus filhos erguida,

Te aponta o caminho a seguir;

Cada dia é começo de vida:

É viver, é lutar, progredir.

 

Estribilho:

Dores de Campos

Eu te amo, cidade em que nasci,

Onde luto, trabalho e sou amado.

Bendigo a tradição do teu passado

E o futuro que existe para ti

Quem te viu nunca mais há de olvidar-te,

Terra amiga das festas e da arte,

Dores de Campos.

 

Sempre encantas a quem te procura,

Em teu seio estranhos não há:

Com abraços de extrema ternura

Tu recebes quem vem para cá.

 

És humilde, tranquila, contente,

Mas és grande no teu ideal.

E teu povo tem mais que outra gente

O amor pela terra natal.

 

  🎵Ouça o Hino de Dores de Campos 


TÍTULO: CAPITAL ESTADUAL DA SELARIA

 

 A cidade de Dores de Campos encontrou sua vocação econômica na fabricação de selas, arreios para montaria e artigos em couro. As peças são produzidas artesanalmente, um oficio que é realizado há mais de 150 anos.  Como forma de reconhecimento, no dia 13 de dezembro de 2017, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o projeto de lei 2.951/2015, que oficializa a cidade como Capital Mineira da Selaria, através da Lei 22.861, de 08/01/2018. 

O município de Dores de Campos possui cerca de 170 empresas do ramo e pouco mais de 10 mil habitantes. A atividade de selaria é responsável por absorver 75% dos trabalhadores do município. As selas e os acessórios de montaria são exportados e enviados para todo o país. A produção, que teve início entre os anos de 1835 e 1840, cresceu com o lugar e ganhou qualidade e fama.

💬Depois de ler sobre os símbolos do município de Dores de Campos conte para os seus colegas o que mais gostou.


Fontes:      

https://barrosoemdia.com.br/politica/dores-de-campos-e-oficializada-como-capital-mineira-da-selaria

https://mg.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/capital-mineira-da-selaria-investe-em-projeto-de-profissionalizacao-para-estudantes/

https://portaldoresdecampos.com.br/a-cidade

https://youtu.be/lbbS-EFslAw


Virgínia e Márcia!!📗📘📙


Nenhum comentário:

Postar um comentário