ESCOLA MUNICIPAL RANDOLFO TEIXEIRA
108 ANOS
O primeiro sistema de ensino em Dores foi domiciliar.
Posteriormente foi implantado uma forma de estender alfabetização para mais pessoas e principalmente crianças. Não havia cadernos e usavam a Lousa (um pequeno quadro em que se escreviam, apagavam para escrever novamente).
O primeiro estabelecimento de alfabetização já foi um grande passo para o desenvolvimento básico do conhecimento. Não havia salas específicas e os alunos se ajeitavam como podiam. O importante era aprender a ler e escrever.
O Sr. Randolfo Teixeira de Carvalho fundou em 1880 a primeira escola pública no Distrito de Dores do Patusca. Cujo sistema de ensino, destinava-se para pessoas do sexo masculino, e os primeiros professores foram: Belarmino Antônio Cardoso, Carlos Vale, Aureliano Marques e Martiniano Tito Muniz.
Em 1890, foi criada outra escola para o sexo feminino, cuja professora foi: Honorina Josefina Muniz.
Ambas as escolas funcionavam na casa do senhor Randolfo Teixeira de Carvalho, e eram mantidas com recursos financeiros do mesmo.
A escola foi reconhecida pelo "Decreto número 3,318 de 19 de setembro de 1911", e em 12 de abril de 1912 se fundiram no grupo escolar que recebeu o nome de seu fundador "Randolfo Teixeira", que na época era o inspetor escolar local.
Randolfo Teixeira de Carvalho
Randolfo Teixeira de Carvalho, filho de Vicente Teixeira de Carvalho, nasceu na fazenda do Macau, zona rural do Distrito de Dores do Patusca.
|
Com esforços, obteve para o Distrito de Dores do Patusca:
- Criação da Agência do Correio;
- Duas escolas, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino;
- A criação do Grupo Escolar, que tem seu nome.
O Prédio em destaque, foi a primeira versão do Grupo Escolar Randolfo Teixeira |
Em 1973, a escola recebeu o nome de "Escola Estadual Randolfo Teixeira".
Em 1997, a escola passou a ser municipal, recebendo o nome de "Escola Municipal Randolfo Teixeira".
Em 2001, foi inaugurado o atual prédio da escola. A partir de então, foram adquiridos vários materiais de literatura e didáticos. E no ano de 2002, o laboratório de informática.
No ano de 2011, Escola completou 100 anos em 19 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário