Patrimônio Histórico e Cultural
de Minas Gerais
Durante o auge do ciclo de ouro, entre os século XVI e XVIII, foi gerado um grande fluxo de pessoas nas regiões mineiras, desenvolvendo-as intelectualmente devido à chegada de ideias iluministas trazidas pela elite recém intelectualizada.
O Barroco Mineiro foi a principal manifestação artística do Brasil Colônia, tanto na arquitetura quanto na escultura e pintura com temas sacros.
A arte barroca evoca a religião em cada detalhe: altares, geralmente em madeira, expõe ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, representando geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.
Na arquitetura, temos importantes construções no estilo barroco, como a Igreja do Carmo, em São João Del Rei e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Igreja Nossa Senhora do Carmo - São João Del Rei
Igreja São Francisco de Assis - Ouro Preto
Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo - Mariana
Igreja Nossa Senhora do Ó - Sabará
Matriz de Santo Antônio - Tiradentes
Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto em Minas Gerais. Nasceu em 1738, era filho de uma escrava com um mestre-de-obras e escultor chamado Manuel Francisco Lisboa. Ainda na infância, iniciou sua vida artística, aprendendo a entalhar e esculpir.
Mestre Ataíde
Manoel da Costa Ataíde nasceu em 18 de outubro 1762 na cidade de Mariana em Minas Gerais, produziu inúmeras obras que se espalham por seu estado juntamente com Aleijadinho um dos maiores artistas do período Colonial. Não se restringiu somente a pintura, seus trabalhos incluíram atividades de douramento e encarnação de imagens, além de trabalhos em talha, pinturas de painéis e pinturas decorativas de forros de igrejas. Gostava das cores vivas e puras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário