A história de Minas Gerais
Até o século XVI, a atual região de Minas Gerais, era ocupada por povos indígenas, como os Maxacalis, os Xacriabás, os Mocurins, entre outros.
O desbravamento da região teve início no século XVI, por bandeirantes através de entradas que partiam da Bahia e de São Paulo e que buscavam ouro, pedras preciosas e escravos índios.
Quando soube que a região era rica em minérios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana.
Com o atrativo, a região teve um rápido crescimento populacional e logo se tornou um importante centro econômico do país.
Mesmo com a extração, Portugal criou formas rígidas de cobrar mais impostos dos minérios.
O descaso dos portugueses acabou suscitando em um dos principais movimentos anticoloniais do século XVIII: a Inconfidência Mineira. O movimento ocorrido em 1789 envolveu personalidades importantes de Ouro Preto e tinha como objetivo conspirar contra a Coroa portuguesa. Entre os conspiradores estava Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes.
No século XIX, Minas Gerais passou a explorar a economia do café, que passou ao posto de principal produto para a região.
O café induziu a industrialização. A partir de 1930, a indústria mineira tinha importante suporte na siderurgia. Também passaram a aparecer as indústrias de pequeno porte, concentradas, principalmente, nos ramos de laticínio e açúcar.
Ainda hoje, Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil.
Vídeo 1 - O ciclo do ouro 1/5
Vídeo 2 - O ciclo do ouro 2/5
Vídeo 3 - O ciclo do ouro 3/5
Vídeo 4 - O ciclo do ouro 4/5
Vídeo 5 - O ciclo do ouro 5/5
Atividade 1 - Vamos conhecer uma pouco mais sobre "A história de Minas Gerais". Acesse o link abaixo:
Atividade 2 - Vamos pesquisar Minas Gerais: Abra uma página e pesquise "Minas Gerais" e selecione "imagens".
Atividade 3 -
Atividade 4 - Jogo: Capitais do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário