Descobrimento do Brasil
A conquista do território brasileiro pelos portugueses se iniciou a partir da chegada de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500.
Cabral saiu de Lisboa (Portugal) em 09 de março de 1500, com uma esquadra formada por 13 embarcações (3 caravelas e 10 naus). Era a maior expedição marítima que já se tinha organizado. Ele tinha a missão de chegar na Índia.
A viagem durou pouco mais de um mês. Alguns historiadores dizem que Cabral errou o caminho para a Índia, outros dizem que ele já conhecia o caminho para se chegar ao Brasil. O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
Quando os portugueses conheceram os habitantes do local, os índios, perceberam que eles eram puros e bons. Portugueses e indígenas realizaram ainda algumas trocas de produtos.
Cabral mandou erguer uma cruz de pedra para registrar que havia tomado posse da terra. Realizaram-se duas missas no território, celebradas pelo frei Henrique Soares.
Essa terra teve vários nomes. Os tupis a chamavam de Pindorama, que em sua língua significava “região ou país das palmeiras”. Os portugueses, por acreditarem ser o local recém-conhecido uma ilha, deram o nome de Ilha de Vera Cruz. Mas a apelidaram também de Terra dos Papagaios, em virtude da existência de muitas destas aves.
Alguns anos depois, passaram a chamá-la de Terra de Santa Cruz, pois perceberam que o Brasil não era uma ilha. Mas a designação de Brasil só ocorreria em 1505 em razão da existência de muitas árvores de pau-brasil, utilizadas na Europa para o tingimento de tecidos.
Durante muito tempo foi dito que o Brasil havia sido descoberto por Pedro Álvares Cabral. Mas se já existiam pessoas habitando o local, como poderia Cabral tê-lo descoberto? O mais correto seria dizer que Cabral iniciou a conquista do Brasil por Portugal.
Acesse o link abaixo para entender um pouco mais:
Mapa do "descobrimento"
Atividade 1 - Acesse o link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário