sexta-feira, 24 de julho de 2020

15ª Atividade - Leitura de infográficos em textos de divulgação científica - parte 2.

A importância da água
Água e sais minerais: entenda mais | Latina



Vídeo 1 - Clique no link abaixo para assistir o vídeo: O Caminho da Água no Corpo 






    A seguir você encontrará segunda parte do texto de divulgação científica: "Haja água". 
    Leia o texto:


Tudo sob controle


     Os homens vivem no mundo sob as mais diferentes condições. Desde o esquimó, com um frio danado, até um brasileiro, suando em bicas. Desde os povos que usam mais sal - e o sal tem tudo a ver com a água, porque quem come muito sal retém mais água no organismo - até os que comem alimentos insossos. Dos que ingerem alimentos muito gordurosos aos que não comem gordura de jeito nenhum. Dos preguiçosos aos mais atléticos, e assim por diante.
    Essas coisas todas alteram a quantidade de água no organismo, é claro. Só que o copo tem uma série de mecanismos para manter suas condições constantes: os rins, os pulmões, os intestinos, o coração e até mesmo o cérebro. Esses mecanismos todos oferecem a cada célula do nosso organismo um meio líquido ótimo para que elas desempenhem as suas funções. 

Atividade 1 - No caderno, faça um gráfico de barras com as informações obtidas no texto. Para fazer esse gráfico escolham lápis coloridos e pintem os quadrinhos correspondentes ao percentual de água presente nos elementos descritos. 
 











 

domingo, 19 de julho de 2020

14ª Atividade - Leitura de infográficos em textos de divulgação científica.

A importância da água

Importância da Água na Hidratação do Corpo - Natureza Magistral




Vídeo 1 - Por que precisamos beber água? Super Curiosos




Atividade 1 - Leia o texto de divulgação científica abaixo chamado “Haja água”. 

Haja água
O Corpo humano tem água à beça. Pode-se até dizer que ele é um grande tanque de água em que estão dissolvidas várias substâncias. É nessa solução que ocorrem as reações químicas da vida.

Parece que boiamos. Um bebê ainda na barriga da mãe tem 95% do seu peso em água. Numa criança recém-nascida essa proporção passa para 80%. E vai diminuindo, até a vida adulta, quando pode chegar a 40%. Mesmo assim é muita água.
     É verdade que a quantidade de água do corpo de um adulto varia bastante, dependendo, inclusive, da quantidade de gordura. Onde há muita gordura, há menas água. E as mulheres que se cuidem, porque o corpo delas geralmente em mais gordura que o dos homens. 
     A água está presente nos diversos órgãos do sistema do corpo, de acordo com as funções que eles desempenham. O tecido sanguíneo, por exemplo, é constituído por cerca de 83% de água. Até no esqueleto tem água, so que aí a proporção é de 22% de líquido.
Como um rio navegável. As moléculas têm grande capacidade de se deslocar muito rapidamente.  Mas a capacidade mais incrível da água é a capacidade de ligação entre os seus átomos de hidrogênio e as moléculas vizinhas. Várias substâncias não se precipitam quando adicionadas à solução aquosa e por isso podem ser transportadas pelo organismo.
     Isso tudo quer dizer que a água do nosso corpo seria assim como um rio navegável. Ela fornece um ambiente adequado para o rápido transporte e para a ação, na célula, de diversas moléculas indispensáveis à vida.


 Complete as tabelas abaixo com as informações obtidas na leitura do texto. 

Tabela 1 - Água no corpo humano:

Fase da vida                      Quantidade de água
Bebê no útero materno  -------
Criança recém-nascida  -------
Adulto  -----------------------------


Tabela 2  -  A água está presente:

Local do corpo humano         Quantidade de água
Tecido sanguíneo  -------------
esqueleto  -----------------------


Atividade 2 -Essa imagem (infográfico) faz parte do texto de divulgação científica chamado “Haja água”. 
Grupo A: A água e o Corpo Humano Infográfico e Resumo Essa imagem ...
Quantidade aproximada do quanto de água cada parte do corpo possuí. 

Você deverá produzir um breve texto sobre a água e o corpo humano, tendo como referência as informações obtidas nessa imagem (infográfico). 
Você pode adicionar ao texto outras informações tendo como fonte: 
a) Seus conhecimentos prévios e experiências 
b) O vídeo que assistiu e o texto que leu 



 





domingo, 12 de julho de 2020

13ª Atividade - Como ler texto de divulgação científica?

Você conhece textos de divulgação científica?

Verbete enciclopédico


Como foi visto na nossa última aula os “verbetes de enciclopédia e de dicionário” são textos pequenos de divulgação científica. Você se lembra?

  
              Verbete                     Adesivo Verbete - Vida - Loja Pequenas Causas   



     A organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de reunir conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e rápida, com o objetivo de divulgação de informação para todas as pessoas.
     O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica, sendo utilizados para obter o significado de uma palavra ou expressão.



Observe a figura abaixo:
Slide Plano Aula

 “O que você vê na figura?”
Slide Plano Aula

Atividade 1 - Acesse o link para ler e copiar o verbete da palavra JOANINHA na enciclopédia on line:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha


Atividade 2 - Acesse o link para ler e copiar o verbete da palavra JOANINHA no dicionário o line:  https://www.dicio.com.br/joaninha/




Vídeo 1Documentario Joaninha Foxp2



Atividade 3 - Faça uma pesquisa na internet com o objetivo de conhecer as características científicas desse pequeno “animalzinho”. Nessa pesquisa você deverá responder as perguntas:

a-) Qual o habitat da joaninha?

b-) Qual a função da joaninha?

c-) Qual é a cor da joaninha?

d-) O que as joaninhas comem?


Após a coleta de informações, você vai escrever a  sua hipóteses (suposição) para responder a essa última pergunta:

“O que poderia ter acontecido para que o número de joaninhas aumentasse tanto?”














domingo, 5 de julho de 2020

12ª Atividade - Textos expositivos de divulgação científica: do verbete impresso à era digital.

A evolução do verbete.

O que vocês fazem quando querem descobrir o significado de uma palavra ou para saber mais sobre determinado assunto? 

Vocês preferem pesquisar nos meios digitais ou impressos?


Primeiro a divulgação de informações científicas se deu  por meio de dicionários, com a definição das palavras;
EBC | Especialista orienta como escolher o melhor dicionário para ...




Depois as divulgações de informações científicas, também se encontravam nas enciclopédias, com mais termos e conceitos. As enciclopédias eram coleções enormes, com volumes pesados e geralmente caros.

enciclopédia | Britannica Escola


·       


   Chegando por fim as divulgações de informações científicas em versões online, com dicionário online e enciclopédia também online.


Versão online do dicionário.
Dicionário online de português: veja os melhores sites grátis ...

 
Versão online da enciclopédia. 
Apontado como "pouco confiável", Daily Mail foi banido pela Wikipédia


Vídeo 1 - Como Usar O Dicionário? | Vídeos Educativos para Crianças.





Atividade 1 - 
  • Fazer a leitura do texto abaixo: “Como fazíamos sem… Remédios”.
  • Após a leitura realizada, temos algumas palavras que precisam ser melhor definidas. Vocês deverão pesquisar no dicionário ou na enciclopédia.

Como fazíamos sem... Remédios 
       Em 1826, uma tia de dom Pedro I estava com uma terrível dor no ouvido esquerdo. Muito afeiçoado a ela, o imperador decidiu que ele mesmo trataria da velha, “deitando-lhe as bichas”. 
        Embora você tenha pensado em algo bem diferente, o que dom Pedro quis dizer é que ele ficaria responsável por aplicar sanguessugas sobre uma veia de sua tia. Isso mesmo: sanguessugas, aqueles bichinhos nojentos que já não têm serventia alguma para a medicina. Na época, acreditava-se que sangue impuro era responsável pela maioria das doenças, e que retirá-lo purificaria o corpo. A veia escolhida para o serviço não era um consenso: alguns médicos preferiam as do pescoço, outros as da perna, e outros ainda as do braço. Depois de selecionar a veia, bastava fazer um corte no local e colocar as “bichinhas” para sugar. O costume perdurou durante séculos na Europa e nas Américas. E era respeitadíssimo como procedimento médico. Tanto que, em 1500, o historiador francês André Thever escreveu que esse procedimento deixava os enfermos “tão sãos e perfeitos, como se nunca tivesse ficado doentes”. 
          Sanguessugas eram trazidas da Europa para o Brasil e sua venda era anunciada nos jornais. “Chegaram hoje três mil bichas de Portugal” ou “Vendemos e aplicamos bichas” eram manchetes comuns no Brasil Colônia. Os barbeiros eram os principais aplicadores. Alguns se especializavam no assunto, tornando-se “sangradores” profissionais. A coisa era tão séria que, em 1836, um levantamento sobre profissões mostrou que o Brasil tinha sete sangradores contra apenas um dentista. 
         Além das sanguessugas, outras intervenções médicas comuns até os anos 1900 eram [...] a purga [...]; e o sinapismo [...]. Como as papas usadas deviam estar quentes, era comum que causassem queimaduras. 
          É claro que as intenções dos médicos da época eram as melhores possíveis e esses tratamentos que parecem superatrasados hoje em dia eram vistos como modernidade pura até o século XIX. [...] Diversas plantas e até excrementos de animais foram usados até chegarmos às drogas sintéticas de hoje. 

SOALHEIRO, Bárbara. Como fazíamos sem ... São Paulo: Panda Books, 2006. p. 110-112.






Atividade 2 - Registrem (no caderno) as respostas de suas pesquisas e a fonte da informação utilizada (Dicionário ou enciclopédia). Utilize os links abaixo para realizarem a pesquisa: 




a-) Dom Pedro I - Fonte da informação:___ 


b-) Barbeiros - Fonte da informação: _____ 


c-) Purga - Fonte da informação: _______


d-) Sinapismo - Fonte da informação: _____

 




domingo, 28 de junho de 2020

11ª Atividade - O que acontece no mundo.

O que acontece no mundo.

Jornais de bairro se unem para combater fake news - Ajorb

Na atividade de hoje, vamos ler uma notícia em um jornal online, o "Jornal de boas notícias".



Mas o que é uma notícia?

        A Notícia  está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

       Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, textos relativamente curtos, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.


Acesse o link abaixo e boa leitura:

https://jornaldeboasnoticias.com.br/pai-e-filha-usam-fantasias-durante-o-isolamento/

Tudo sobre a Espanha: Localização da Espanha no Mapa Mundi.


Espanha tem menor número de mortes por coronavírus em 10 dias ...


Atividade

1-) Divertir-se em família é uma forma de nos esquecemos um pouco do que está acontecendo’, diz Jaime Coronel, o homem que se fantasiava com a filha para jogar o lixo fora.

E você, o que tem feito em família durante o isolamento social para se divertir e passar o tempo?


2-) Para você o que significa "isolamento social"?


3-) Olhando no mapa acima, responda: a Espanha é maior que o Brasil?




domingo, 21 de junho de 2020

10ª Atividade - Os lançamentos brasileiros.

Os lançamentos brasileiros

O Brasil possui dois centros de lançamento de foguetes: 




Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

É  uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes.

Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada no município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. 


Lançamentos:

O Nike Apache, foi o primeiro foguete a ser lançado desta base. Ocorreu em 15 de dezembro de 1965 e era um foguete de sondagem de fabricação dos Estados Unidos.

Nesta base já foram lançados mais de 400 foguetes, desde os pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki, até veículos de alta performance da classe Castor-Lance, de quatro estágios.

Entre 1966 e 1978 foram realizadas 88 operações para estudo da atmosfera totalizando 207 lançamentos.

Entre 1978 e 1990  foram realizados 81 lançamentos para estudar a camada de ozônio

Prefeitura de Parnamirim

Cobruf Rockets 2017: Equipes e Impacto Aeroespacial

     

 

Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

     É a segunda base de lançamento de foguetes  da Força Aérea Brasileira. Sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites  (VLS) e destina-se, futuramente, a realizar missões de lançamento de satélites.

      A Base de Lançamento de Foguetes fica na cidade de  Alcântara no Estado de Maranhão, na região Nordeste do Brasil.

Lista de lançamentos

DataVeículoMissãoResultado
21 de fevereiro de 1990Sonda 2 XV-53Alcântara Ionosfera101 km
26 de novembro de 1990Sonda 2 XV-54Manival Ionosfera91 km
9 de dezembro de 1991Sonda 2 XV-55Águas Belas Ionosfera88 km
1 de junho de 1992Sonda 3 XV-24Aeronomy282 km
31 de outubro de 1992Sonda 2 XV-56Ponta de Areia Ionosfera32 km
22 de março de 1993Sonda 2 XV-57Maruda Ionosfera102 km
2 de abril de 1993VS-40 PT-01Teste do VS-40950 km
19 de agosto de 1994Nike OrionMALTED/CADRE Ionosfera140 km
20 de agosto de 1994Nike OrionMALTED/CADRE Ionosfera140 km
24 de agosto de 1994Nike OrionMALTED/CADRE Ionosfera140 km
25 de agosto de 1994Nike OrionMALTED/CADRE Ionosfera140 km
9 de setembro de 1994Black BrantIonosfera250 km
21 de setembro de 1994Black BrantIonosfera250 km
23 de setembro de 1994Nike TomahawkIonosfera270 km
23 de setembro de 1994Nike TomahawkIonosfera270 km
24 de setembro de 1994Nike TomahawkIonosfera270 km
24 de setembro de 1994Nike TomahawkIonosfera270 km
6 de outubro de 1994Black BrantIonosferaFalha (250 km)
14 de outubro de 1994Black BrantGuará H.Alt Spread F Ionosfera956 km
15 de outubro de 1994Black BrantIonosfera250 km
28 de abril de 1997VS-30 XV-01Teste do VS-30128 km
2 de novembro de 1997VLS-1 V01VLS-1Destruído durante o lançamento
21 de março de 1998VS-40Teste do VS-40900 km
15 de março de 1999VS-30 XV-04Operação San Marcos128 km
11 de dezembro 1999VLS-1 V02SACI-2Destruído por segurança (10 km)
6 de fevereiro de 2000VS-30 XV-05Lençóis Maranhenses148 km
21 de agosto de 2000VS-30/Orion XV-01Baronesa315 km
23 de novembro de 2002VS-30/Orion XV-02Piraperna Ionosfera434 km
1 de dezembro de 2002VS-30 XV-06CumãFalha (145 km)
22 de agosto de 2003VLS-1 XV-03SATECFalha (Acidente de Alcântara)
23 de outubro de 2004VSB-30 XV-01Cajuana100 km
23 de outubro de 2004VSB-30 V01Voo de teste do VSB-30259 km
19 de julho de 2007VSB-30 V04Cumã II242 km
29 de maio de 2009[1]OrionMaracati 193 km
10 de agosto de 2009Foguete de Treinamento BásicoFogTrein I[2]
12 de dezembro de 2010[3]VSB-30 V07Maracati 2242 km (sucesso; carga recuperada)
8 de dezembro de 2012VS-30/Orion V10Iguaiba[4]
23 de maio de 2013Foguete de Treinamento BásicoOperação Falcão 1[5]
9 de maio de 2014Foguete de Treinamento IntermédioOperação Águia 1[6]
Source: Astronautix[7]

                 

A base de Alcântara e a soberania nacional – FLCMF

 

                 Brasil e EUA fecham acordo para uso da Base de Alcântara, no ...

 

 Vídeo 1 - Veículo Lançador de Foguetes (VLS)





Vídeo 2 - Os centros de lançamentos brasileiros


FOGUETES

 

Resultado de imagem para foguete espacial

 

 

 Os foguetes são veículos que servem para enviar objetos ao espaço, sejam eles sondas,satélites, naves espaciais e até mesmo o Homem.

 



Responda:

1-) Qual o nome das duas bases de lançamentos de foguetes no Brasil?

2-) Para que servem os foguetes?

3-) Porque o nome "Barreira do Inferno"?

4-) Pesquise no google ou procure no dicionário o que são FALÉSIAS e escreva no caderno o seu significado.