AULA 4º ANO - 3º BIMESTRE
PLANTAS MEDICINAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
Você sabia que alecrim, hortelã e aroeira, além de temperos são considerados plantas com propriedades terapêuticas? Assim como eles, outras dezenas podem ser usadas no dia a dia como substitutas de remédios tradicionais.
1 - VAMOS CONHECER MAIS ALGUNS TIPOS DE PLANTAS MEDICINAIS?
CARQUEJA
Esta planta medicinal ainda não foi totalmente explorada e conhecida mas, até onde se sabe, tem propriedades muito benéficas ao corpo: é diurética, antianêmica, vermífuga, anti-inflamatória e purifica o sangue, entre outras características.
CRAVO DA ÍNDIA
EUCALIPTO
Esta enorme árvore de troncos lisos e altos, é também bastante benéfica. Pode ser usado o óleo para inalação ou massagem, ou então o chá das folhas. Tem propriedade desinfetante, expectorante, aromática, descongestionante, expectorante e fortificante.
ALHO
O famoso tempero usado em diversas receitas também é um ótimo remédio natural. O alho contém vitaminas A, C, B6 e B1 e os minerais selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio. Além disso ele estimula o ganho de massa magra, fortalece o sistema imunológico, combate resfriados, tem ação desintoxicante, ajuda a controlar a glicose no sangue, entre outros.
ARNICA
Além da capacidade de combater contusões, torções, hematomas e processos inflamatórios, é também ótima cicatrizante e analgésica. Ela pode ser utilizada no pós-operatório, tanto da medicina humana quanto da veterinária.
Plantas medicinais funcionam de verdade?
É comum ouvir conselhos dos mais velhos para comer determinado alimento ou tomar determinado chá para ficar livre de certos males, como dor de cabeça e indigestão.
Mas será que essa sabedoria popular tem fundamento? Quando é que o conhecimento de gerações se encontra com a ciência e a comprovação da eficácia?
2 - O QUE VOCÊS ACHAM SOBRE ESTE ASSUNTO?
3 - REALIZAR AS ATIVIDADES INTERATIVAS:
Link 1 :
https://wordwall.net/pt/resource/18301008/plantas-medicinais
Link 2:
https://wordwall.net/pt/resource/35034716/jogo-da-mem%C3%B3ria-das-plantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário