4º ANO – Professora Virginia
Cerrado:
Brasil Escola UOLAs estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará e o pato-mergulhão.
Mata Atlântica:
Sesc RJA vegetação é densa e permanentemente verde, com elevado índice pluviométrico (chuvas) nessas regiões. As árvores têm folhas grandes e lisas. Encontram-se neste ecossistema muitas bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e liquens. A biodiversidade animal também é muito grande na Mata Atlântica, com imensa variedade de mamíferos (macacos, preguiças, capivaras, onças), de aves (araras, papagaios, beija-flores), de répteis, de anfíbios e diversos invertebrados.
Campo de Altitude ou Rupestre:
WikipédiaCaracteriza-se por uma cobertura vegetal de menor porte com uma grande variedade de espécies, com predomínio da vegetação herbácea, na qual os arbustos são escassos e as árvores raras e isoladas. É encontrado nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, Espinhaço e Canastra. Na fauna, aparecem raposas, veados, micos, capivaras e cobras, entre outros.
Mata Seca:
Agência Minas GeraisAparece no Norte do Estado, no vale do rio São Francisco. As formações vegetais deste bioma se caracterizam pela presença de plantas espinhosas, galhos secos e poucas folhas na estação seca. A vegetação é muito rica. Na fauna, podem ser observadas a ariranha, a onça pintada, a anta, a capivara e a águia pescadora.
O estado de Minas Gerais possui diversos rios, riachos e lagos. No estado, três importantes bacias hidrográficas se destacam: Bacia do Paraná e Bacia do rio Doce e Bacia do Rio São Francisco.
O Estado de Minas Gerais ficou conhecido como a "caixa d'água" brasileira, por causa das suas bacias hidrográficas.
Principais represas do estado de Minas Gerais:
- Represa de Furnas
- Represa Três Marias
- Represa de Peixoto
- Represa de Camargos
- Represa do Funil
- Represa de São Pedro
USINAS HIDRELÉTRICAS
https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/fronteira/usina-hidreletrica-de-marimbondo
O estado de Minas Gerias possui significativo potencial de geração de energia elétrica, através de usinas instaladas em seus cursos de água. Grande parte dessa energia é utilizada para abastecer as residências, indústrias e comércios do estado. As principais usinas hidrelétricas mineiras são:
- Usina Hidrelétrica de Camargos: instalada no rio Grande e localizada entre as cidades mineiras de Itutinga e Nazareno.
Usina Hidrelétrica de Três Marias: instalada no rio São Francisco. Está localizada no município mineiro de Três Marias.
- Usina Hidrelétrica de Marmelos: instalada no rio Paraibuna. Está localizada na cidade mineira de Juiz de Fora.
- Usina Hidrelétrica de Itumbiara: instalada no rio Paranaíba. Esta situada entre as cidades de Araporã (Minas Gerais) e Itumbiara (Goiás).
- Usina Hidrelétrica de Cajuru: instalada no rio Pará. Está localizada entre as cidades mineiras de Carmo do Cajuru, Cláudio e Divinópolis.
- Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes. instalada no rio Grande e localizada no município de Ibiraci.
Curiosidades:
Ponto mais alto: Pico da Bandeira (2.891 metros)
Wikipédia
Sistema de hidrovias - Os portos fluviais de Iturama (rio Grande) e Santa Vitória (rio Paranaíba), no Triângulo Mineiro, e de Pirapora (rio São Francisco) podem se tornar opção para o escoamento da produção de uma vasta região, fazendo com que os produtos cheguem aos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e mesmo a outras regiões.
Governo Federal
ATIVIDADES
1 - Realizar as atividades clicando nos links:
👉 https://wordwall.net/pt/resource/55369136/geografia/formas-de-relevo
👉 https://wordwall.net/pt/resource/32144952/tipos-de-relevo
Nenhum comentário:
Postar um comentário