segunda-feira, 5 de junho de 2023

 

AULA 4 - 3º e 4º ANO - TURNO DA MANHà (Prof.Virginia)


1 - ... Continuação sobre os estudos do descarte do lixo.


LIXO INDUSTRIAL – resulta das atividades de produção das industrias e se tornou um dos maiores responsáveis por danos graves ao meio ambiente.

Este lixo tem muitos produtos químicos e tóxicos oferecendo riscos à saúde ambiental, quando despejados de maneira incorreta.

As destinações mais clássicas para resíduos industriais são a reciclagem e o aterro sanitário industrial, mas não são as únicas opções. A busca por novos tratamentos desses resíduos fez surgir outras alternativas de processo. Essas alternativas podem transformar os resíduos em um novo produto ou neutralizar as características negativas do mesmo quando a indústria realiza tratamentos que geram novos produtos ou diminuem a quantidade a ser encaminhada ao aterro, estão contribuindo significativamente com o meio ambiente. 

       
https://grupopaco.com.br/blog/geral/importancia-da-coleta-de-lixo-industrial/                        https://blog.kalatec.com.br/residuos-industriais/
                                                                                                                             


  
                                
                                                                              https://www.ambitrans.com.br/transporte-de-residuos-industriais/      




LIXO RECICLÁVEL - Existem várias técnicas de reciclagem, que variam de acordo com o tipo de material utilizado. Diversos tipos de materiais podem ser reciclados, os principais são:

  • Papel (jornais, revistas, envelopes, caixas de papelão), cuja reciclagem tem como objetivo a fabricação de papel novo;
  • Vidro (potes de alimentos, garrafas, frascos de remédio), que é 100% reciclável, ou seja, cada tonelada de caco de vidro resulta em uma tonelada de vidro novo;
  • Plástico (garrafas, sacolas, canos de PVC, embalagens, etc.), cuja reciclagem gera matéria-prima utilizada na fabricação de diversos produtos;
  • Metal (latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre, etc.), que não perde suas propriedades físicas durante o processo de reciclagem, podendo ser reciclado muitas vezes;
  • Resíduo orgânico (restos de animais e vegetais), que geralmente é reciclado através da compostagem.
  
https://www.istockphoto.com/br/foto/coleta-de-lixo-recicl%
C3%A1vel-objetos-isolados-gm676011398-125192937



              https://www.sinalcenter.com.br/adesivo-lixo-reciclavel





LIXO VERDE -  São restos de podas de árvores e plantas do seu jardim. Esse material, chamado lixo verde, não deve ser jogado na rua, nem junto ao lixo orgânico ou reciclável.

 

 https://grupoahora.net.br/conteudos/2018/05/24/acumulo-de-lixo
-verde-e-problema-cronico-na-maioria-dos-bairros/

                                                           https://www.rolnews.com.br/noticia/secretaria-de-saude-de-rolim-explica-onde-descartar-o-lixo-verde


2 - Realizar as atividades interativas sobre patrimônios materiais e imateriais. (retirado da aula da professora Bárbara, Turno da Tarde).

Acessaos links:

👉 https://wordwall.net/pt/resource/5049628/patrim%C3%B4nio-material-e-imaterial


👉https://wordwall.net/pt/resource/14818245/patrim%C3%B4nio-material-e-imaterial





Beijos da Tia Virginia!




Fontes:
https://savetaxambiental.com.br/voce-sabe-o-que-e-lixo-industrial/#:~:text=limpeza%20deste%20material-,O%20lixo%20industrial%20%C3%A9%20resultado%20das%20atividades%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20dos,quando%20despejados%20de%20maneira%20incorreta.

https://www.fimdolixo.com.br/gestao-dos-residuos-industriais/ 

https://portal.unila.edu.br/semana-unilera/lista-de-lixo-reciclavel-e-nao-reciclavel.pdf

https://www.infoescola.com/ecologia/lixo-reciclavel/
https://www.aguasclaras.df.gov.br/2016/12/29/lixo-verde-onde-descartar/#:~:text=Voc%C3%AA%20sabe%20a%20forma%20certa,for%20tratado%20de%20maneira%20adequada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário