Origem da Terra
Existe uma série de teorias sobre a origem da Terra, todavia a que mais se destaca é a do Big Bang.
A teoria mais aceita entre os cientistas afirma que a Terra se formou a partir do Big Bang. A formação do planeta Terra teria ocorrido logo após o inicio da formação do Sistema Solar. A data provável é de cerca de 5 bilhões de anos atrás.A Terra era uma bola incandescente que foi se resfriando com o passar do tempo.
Vídeo 1 - Origem da Terra - Formação do planeta
Vídeo 2 - A Formação do Planeta Terra
A Estrutura Interna da Terra
A estrutura interna do nosso planeta é classificada a partir de três principais camadas da Terra, a saber: o núcleo, o manto e a crosta terrestre.
CROSTA TERRESTRE
É amais externa e é composta totalmente por rochas na forma sólida e, em termos minerais, por silício, magnésio e alumínio. Sua espessura média é de 25 km, variando desde os 6 km em algumas áreas oceânicas até os 70 km em áreas continentais.
Encontrar-se fraturada em diversos “pedaços”, o que chamados de placas tectônicas.
A movimentação dessas placas é o principal dentre os agentes endógenos de formação do relevo, sendo responsável pela formação da maioria das áreas montanhosas da terra, pela existência do vulcanismo e pela manifestação dos terremotos e tsunamis.
MANTO TERRESTRE
É a maior dentre as camadas da terra. Sua profundidade vai desde os 30 km até 2900 km, com temperaturas que chegam a alcançar os 2000ºC.
Desse modo, as rochas não ficam o estado sólido, de modo que adquirem uma consistência mais pastosa nas porções superiores e mais líquida e fluida nas porções inferiores, conforme variação de temperatura, o que chamamos de magma.
NÚCLEO
Devido à forte pressão exercida pelas camadas superiores, o núcleo terrestre apresenta as mais altas temperaturas (3.000°C até 5.000°C).
O núcleo externo possui uma composição totalmente líquida, já o núcleo interno apresenta uma composição sólida, devido a pressão extrema que se exerce sobre ele, formando uma liga maciça de níquel, ferro e outro elemento ainda não diagnosticado. Essa estrutura do núcleo interno interfere e condiciona diretamente o campo magnético da Terra.
Características do planeta Terra
O planeta Terra é um dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar, ou seja, ele é formado por matéria sólida (rochas).
Dentre os planetas do Sistema Solar, é o único em que existe vida como a conhecemos. Isso por conta das condições como a atmosfera, a presença de água em estado líquido, a temperatura propícia, etc.
A Terra é um planeta com uma ampla diversidade de espécies de fauna e flora, minerais, muita água, rochas, paisagens lindíssimas.
De modo geral, o planeta Terra é o ambiente em que os seres humanos estão e desenvolvem suas atividades de vida. É dele onde tiram os recursos que precisam para sobreviver, onde estabelecem relações sociais, por isso, há a necessidade de cuidar deste ambiente!
Composição
Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água, compondo a camada conhecida como Hidrosfera.
Os outros 30% são constituídos pelas terras, que formam a camada conhecida como Litosfera, também chamada de Crosta Terrestre.
Já a Atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra, sendo composta principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de argônio (1%) e vestígios de água e gás carbônico, sem a qual não existira vida no planeta.
Formato
O planeta Terra, assim como os demais planetas do Sistema Solar, possui um formato próximo ao esférico.
A superfície terrestre é totalmente irregular. A forma da Terra se assemelha mais a um elipsóide e o modelo que mais se aproxima da sua forma real, e que pode ser determinado através de medidas gravimétricas, é o geiodal.
Satélite Natural
O planeta Terra possui um satélite natural, que é a Lua. Este astro não possui luz própria. Ela é formada por rochas sólidas, não tem atmosfera e nem água em estado líquido.
Ecossistemas
São conjuntos de organismos vivos que habitam o planeta Terra, seja em meios aquáticos (rios, oceanos, mares) ou terrestres (biomas).
Estes conjuntos são formados por seres que interagem entre si, ocasionando um equilíbrio e um sistema de dependência.
A Terra é formada por muitos ecossistemas. Ou seja, todos que vivem na Terra, estão ligados de alguma forma.
Movimentos
O planeta Terra, realiza vários movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação.
O Dia e a Noite
Movimento de Rotação da Terra
Rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.
Movimento de Translação da Terra
O movimento de Translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol. O tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias. Esse tempo, chamamos de "ano".
As estações do ano acontecem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol, junto com o movimento de translação. Essa inclinação do eixo terrestre que fica 23º27’ em relação ao plano orbital, faz com que a Terra receba a luz solar com diferentes intensidades durante o ano.
Vídeo 2 - Rotação e Translação: Os movimentos da Terra https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q
Vídeo 2 - Rotação e Translação: Os movimentos da Terra https://www.youtube.com/watch?v=bAToMxBRr8Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário