sexta-feira, 18 de maio de 2018

Que mosquito é esse?

Aedes aegypti
Aedes aegypti sobre a pele humana

     Aedes aegypti é o nome científico do mosquito que transmite a dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela (ciclo urbano) doenças chamadas de arboviroses.
     O seu nome significa "odioso do Egito", derivado do latim e do grego. Ele é originário da África e atualmente está espalhado por todo mundo, sendo mais numeroso nos países tropicais, devido ao clima favorável ao seu desenvolvimento.
     O Aedes aegypti é um inseto, da família Cullicidae, que possui uma característica que o diferencia dos demais, a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.
     As fêmeas são hematófagas, o que significa que se alimentam-se de sangue, enquanto os machos alimentam-se de frutos.
     Acredita-se que o mosquito da dengue, como também é chamado, tenha chegado ao Brasil junto com as embarcações que traziam os escravos na época da colonização.​
     Hoje, encontra-se amplamente distribuído e muito bem adaptado ao país, o que torna mais difícil o seu controle e exige medidas mais efetivas do governo e ajuda da população.

          Ciclo de vida                  Aedes aegypti


     O mosquito da dengue, assim como outros insetos, passa por metamorfose no seu ciclo de vida. A fêmea precisa se alimentar de sangue (de um animal ou ser humano) para completar seu desenvolvimento e, em seguida, procura um lugar para depositar seus ovos.
   A fêmea pode botar cerca de cem ovos por vez, geralmente escolhe diferentes locais para garantir que eles vinguem. Ela não põe os ovos dentro da água e sim na borda, de modo que haja calor e umidade suficientes para a eclosão dos ovos.
     Se por algum motivo não houver água suficiente para os ovos eclodirem, eles podem permanecer adormecidos por até um ano e eclodem assim que houver um pouco de água.
     Assim que os ovos eclodem as larvas vão para a água, representando a fase aquática no ciclo de vida do mosquito. Elas passam ao estágio de pupa ainda na água e quando completam o desenvolvimento sai um inseto adulto pronto.

(4º e 5ºano) 

3º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário