Satélites
Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste e podem ser classificados como naturais ou artificiais.
Satélite Natural
Um satélite natural é um corpo celeste que orbita ao redor de um corpo celeste de maiores dimensões. É o caso, por exemplo, da Lua que é o satélite natural do planeta Terra.
A Lua é o satélite natural que orbita a Terra praticamente desde a sua formação.
Existem algumas teorias que tentam explicar como a lua teria surgido, e a mais aceita, propõe que a origem da lua se deu através da colisão entre a Terra com um objeto tão grande quanto Marte há cerca de 4,5 bilhões de anos, que teria feito com que ambos se misturassem e, depois, parte do material resultante da colisão se desprendesse, originando a Lua.
Vídeo 1 - Imagens da Lua (HD) - Sonda Espacial Kaguya do Japão
As luas do sistema solar
Desde que Galileu descobriu os quatro satélites de Júpiter em 1910, ficamos sabendo que esta não era uma exclusividade da Terra: outros planetas também tinham suas "luas".
Com o passar do tempo foram descobertos outros satélites em outros planetas e a lista foi crescendo.
O nosso Sistema Solar possui 8 planetas, e ao redor dos planetas orbitam muitos satélites naturais (ou luas) atualmente conhecidos. Dos 8 planetas do nosso Sistema Solar, apenas os planetas Mercúrio e Vénus não têm quaisquer satélites naturais conhecidos.
Os satélites naturais dos planetas do Sistema Solar possuem dimensões muito diferentes. Alguns têm vários milhares de km de diâmetro, outros têm diâmetros na ordem de 1 km.
Satélite artificial
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornam-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Tipos de satélites artificiais
Comunicação - Distribui sinais de telefonia, Internet e televisão.
Navegação - Uma constelação de 24 satélites ao redor da Terra, forma o GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Meteorológico - Usado para monitorar o tempo e o clima da Terra. Formações de nuvens, luzes das cidades, queimadas, efeitos de poluição, aurora, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo e os limites das correntes oceânicas.
Militar - Um satélite militar equipado com câmeras que funcionam no infravermelho (o que possibilita a identificação de alvos no escuro ou camuflados) consegue fotografar territórios com grande precisão.
Exploração do Universo - É o satélite que carrega telescópios para observar o céu. O mais conhecido telescópio acoplado a um satélite é o Hubble.
Observação da Terra - Tem como missão monitorar o território e, para isso, carrega câmeras que registram imagens com diferentes resoluções espaciais.
Atividade 1 - Pesquisar sobre os satélites brasileiros acessando o site abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário