Influência Africana na Culinária Brasileira
Quando os Africanos chegaram ao Brasil, não tinham a fartura que existia em suas terras de origem. Aqui eles comiam aquilo que restava da mesa de seus senhores. Por isso, nos primeiros anos de cativeiro, os escravos tinham que improvisar para poder se alimentar.
Tendo sido aprisionados na África e viajado em péssimas condições, os negros não traziam consigo nenhuma bagagem, muito menos ingredientes culinários, traziam na memória os usos e os gostos de sua terra.
A cozinha negra fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. Modificaram os pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.
Clique no link para visualizar a África no mapa
Principais alimentos utilizados pelos Africanos
leite de coco-da-baía
azeite de dendê
pimenta malagueta
feijão preto
quiabo
inhame
cana de açúcar
galinha de Angola
Alguns pratos típicos
Feijoada
Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores,os escravos ficavam com as sobras: pés e orelhas de porco,linguiça, carne-seca etc., eram misturados com feijão preto ou mulatinho e cozidos num grande caldeirão.
Vatapá
Originário da África, muito tempera do com pimentão, cheiros verdes, cebola,sal, coentro e outros, preparado à base de peixe, em alguns casos frango, leite de coco, camarões secos e frescos, pão de véspera, amendoim e castanhas torrados e moídos, azeite de dendê e muita pimenta.
Caruru
Feito com quiabo e camarão
Quibebe
Prato típico do Nordeste,feito de carne de sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora.Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite de dendê e cheiro verde.
Acarajé
Feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal,frito em azeite de dendê,podendo ser servido com pimenta, vatapá,caruru, camarão seco e salada de tomate verde,cebola e coentro.
Angu
Preparado geralmente com fubá e água.
Aluá
Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura,usada tradicionalmente como oferenda aos orixás nas festas populares de origem africana.
Mingau
É um alimento de consistência cremosa, feito usualmente de água ou leite, onde se coze um cereal ou farinhas variadas; muitas vezes, é adoçado com açúcar.
Munguzá ou Canjica
Trata-se de um prato feito com grãos de milho branco cozidos em caldo açucarado, e que se polvilha com canela.
Cocada
Coco ralado, leite e o açúcar.