terça-feira, 25 de abril de 2017

OS PLANETAS DE NOSSO SISTEMA SOLAR


O QUE SÃO PLANETAS?

Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol. Assim, no espaço em que o frio chega a 270°C abaixo de zero, giram inúmeras esferas iluminadas por seus respectivos sóis.
A cosmologia calcula que os planetas do Sistema Solar tenham se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Entre outras teorias, os cientistas acham que tudo começou com uma explosão de gases e poeira cósmica, que teria formado uma nuvem e dessa nuvem teria surgido pequenos corpos sólidos, dos quais deram origem à formação de galáxias, que são aglomerados gigantescos de estrelas, planetas, satélites, asteroides etc.
Como todos os demais corpos, os planetas e as estrelas atraem outros corpos para junto de si. O Sol, ao seguir sua órbita no espaço, atrai planetas que giram ao seu redor, enquanto os planetas atraem os seus respectivos satélites.
A velocidade com que os satélites giram em torno de seu planeta e os planetas ao redor do Sol, lhe confere uma força centrífuga, que os impulsiona para fora de sua órbita, essa força neutraliza a da gravidade que os atrai em direção ao Sol. Como duas forças contrárias se anulam, os planetas e os satélites se mantêm numa órbita constante.

Tipos de Planetas


Os planetas estão divididos em dois tipos principais:

·      Planetas Terrestres: Também chamados de "Planetas Telúricos" ou "Planetas Sólidos", os Planetas Terrestres estão mais próximos do Sol sendo de maior densidade, menores, rochosos e interiores; entre eles estão Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

·       Planetas Gasosos: Também chamados de "Planetas Jovianos", os planetas gasosos afastados são majoritariamente compostos de gases, sendo os maiores e de menor densidade, por exemplo, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário