Foguetes
O que é um foguete espacial?
O foguete espacial é um veículo com um motor a jato capaz de transportar equipamentos (satélites artificiais, telescópios e sondas) ou até mesmo pessoas (astronautas) para fora da Terra até o espaço, isto é, para toda região que se encontra além da atmosfera terrestre.
Foguete brasileiro:
O Veículo Lançador de Satélites ou o VLS é um modelo de foguete desenvolvido no Brasil com a finalidade de colocar satélites na órbita da Terra.
Vídeo 1 - Veículo Lançador de Foguetes (VLF) - O foguete brasileiro:
Satélites artificiais
O que é um satélite artificial?
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor do Planeta Terra, de outros satélites ou estrelas. Esses equipamentos são fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Tipos de satélites artificiais:
Comunicação - Distribui sinais de telefonia, Internet e televisão.
- Cidades devastadas por um desastre natural como, por exemplo, um furacão;
- Pessoas em aviões e barcos em movimento;
- Eventos em locais isolados, como uma competição de rali ou de ski;
- Zonas rurais;
- Praticantes de esportes radicais de aventura, como alpinismo;
- Empreendimentos em locais remotos, como uma usina eólica ou mineradoras.
Navegação - Uma constelação de 24 satélites ao redor da Terra, forma o GPS (Sistema de Posicionamento Global).Metereológico - Usado para monitorar o tempo e o clima da Terra. Formações de nuvens, queimadas, efeitos de poluição, aurora, tempestades de raios e poeira, superfícies cobertas por neve e gelo e os limites das correntes oceânicas.
Militar - Um militar equipado com câmeras que funcionam no infravermelho (o que possibilita a identificação de alvos no escuro ou camuflados) consegue fotografar territórios com grande precisão.
Exploração do Universo - É o satélite que carrega telescópios para observar o céu. O mais conhecido telescópio acoplado a um satélite é o Hubble.
Imagens hubble:
Observação da Terra - Tem como missão monitorar o território e, para isso, carrega câmeras que registram imagens com diferentes resoluções espaciais.
Satélites brasileiros:
O Satélite de Coleta de Dados 1 ou SCD-1 é o primeiro satélite brasileiro lançado ao espaço. Tem a função de realizar a coleta de dados ambientais.
O SCD-1, foi o primeiro satélite totalmente desenvolvido no Brasil. Ele foi projetado, desenvolvido, construído e testado por técnicos, engenheiros e cientistas brasileiros que trabalham no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O SCD-1 foi lançado em 9 de fevereiro de 1993, por meio de um foguete do tipo Pegasus.
Satélite Brasileiro SDC
VÍDEO:
E o satélite CBERS - Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, é a denominação de um programa de cooperação tecnológica entre China e o Brasil.
Os satélites CBERS, se destinam a monitoramento do clima, projetos de organização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, entre outros. Suas imagens são utilizadas no Brasil, por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Annel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.
O CBERS-1 foi lançado pelo foguete chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamento de Taiyuan, em 14 de outubro de 1999.
Vídeo :Cbers-
Satélite Brasileiro CBERS
Atividade - Responda no caderno:
1-) O que leva os satélites artificiais para o espaço?
2-) Os satélites artificiais SCD e CBERS são brasileiros. Qual foguete levou o satélite SCD ao espaço? E qual foguete levou o satélite CBERS ao espaço?
3-) O que o satélite CBERS faz quando está na órbita da Terra?
4-) Qual a função do satélite SCD quando está na órbita da Terra?
5-) O que são satélites artificiais?