Sua principal característica é o fato de ser a maior região do país em área territorial, abrigando os dois maiores estados do Brasil, Amazonas e Pará. Além desses, a região conta com mais cinco estados: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Apesar de ser a maior região, o Norte brasileiro também possui uma das menores populações.
A região Norte do Brasil é quase que totalmente recoberta pelo domínio da Floresta Amazônica. Trata-se da principal área de preservação natural do país.
Danças típicas
Carimbó (PA)
Se você já foi ao Pará, com certeza já ouviu falar do Carimbó. O nome da dança vem do tupi, que significa o tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. A coreografia é executada por casais, que usam figurinos com estampas parecidas. O destaque fica para as mulheres que giram suas saias de forma rápida e graciosa.
Sússia (TO)
A dança, provavelmente de origem escravagista, é caracterizada por músicas agitadas ao som de tambores e cuícas. Uma espécie de bailado em que homens e mulheres dançam em círculos.
Marujada (AC)
Marujada é uma das danças típicas do Acre. Como nas brincadeiras de quadrilha, narra uma estória, dançada por dois cordões de marujos que estão navegando em alto-mar.
Marabaixo (AP)
De origem africana, o ciclo do Marabaixo é uma das maiores manifestações culturais do Amapá. A dança chegou ao Estado no século XVIII, quando um grupo de africanos desembarcou em Macapá para construção da Fortaleza de São José. Ao som dos tambores, as dançarinas balançam no ar suas saias de cores fortes, geralmente levam uma toalha para limpar o suor, algo que se tornou parte de sua indumentária.
Atualmente, calcula-se que apenas 800 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 305 etnias indígenas e 274 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme biodiversidade. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas brasileiros.
A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
O Norte é a maior região do país em tamanho, abrigando os dois maiores estados do Brasil, Amazonas e Pará. Além desses, a região conta com mais cinco estados: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Apesar de ser a maior região, o Norte brasileiro também possui uma das menores populações.
A região Norte do Brasil é quase que totalmente recoberta pelo domínio da Floresta Amazônica. Trata-se da principal área de preservação natural do país.
Região Nordeste
O Nordeste possui os estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Centro-Oeste
O Centro-oeste é composto por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Região Sudeste
O Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e é a mais populosa do país.
Região Sul
A região Sul é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Vídeo 1 - Aprenda um pouco mais sobre a divisão política do Brasil acessando o link abaixo:
Regiões do Brasil, são agrupamentos de unidades federativas (estados) com características semelhantes. O Brasil é dividido em cinco regiões atualmente.
Vídeo 1 - Clique no link abaixo para entender melhor a divisão política do Brasil.
A Região Nordeste é a região brasileira que possui a maior costa litorânea do país.
Essa região é formada por 9 Estados:
Alagoas – (AL)
Bahia –(BA)
Ceará – (CE)
Maranhão – (MA)
Paraíba – (PB)
Pernambuco – (PE)
Piauí – (PI)
Rio Grande do Norte – (RN)
Sergipe – (SE)
Culinária nordestina
Bolo de Rolo
Talvez a sobremesa mais famosa de Pernambuco, o bolo de rolo foi consagrado patrimônio cultural e imaterial do Estado. É pura tradição com gostinho de doce de goiaba.
Pamonha doce
Feita de milho, com um toque de coco aqui e uma dose de leite condensado ali, a pamonha é dessas sobremesas que não dá para provar apenas uma vez na vida.
Cocada
Se a palavra é tradição, a cocada "correta" é feita à base de coco fresco ralado, açúcar e água. Mas nem só de tradição vivem os sabores nordestinos. Então você também tem à disposição variações feitas com: rapadura, leite de coco e poupa de outras frutas.
Os diversos tipos de danças típicas da região Nordeste do Brasil refletem exatamente as características do povo nordestino, sendo sempre muito festivas, alegres e coloridas. O Nordeste sem dúvidas é uma das regiões mais belas e ricas culturalmente.
Frevo – A dança popular nordestina
O frevo surgiu entre o final do século XIX e início do XX, no estado de Pernambuco. Foi criado por compositores carnavalescos. É até hoje um dos tipos de danças nordestinas mais presentes no Carnaval e em festas folclóricas populares.
Dança do Cacuriá típica da região Nordeste do Brasil
O Cacuriá é originária do estado do Maranhão, é uma dança que faz parte das festas realizadas em homenagem ao Divino Espirito Santo.
Ciranda
A ciranda tem sua origem no estado de Pernambuco, e foi criada por esposas de pescadores que dançavam na vila enquanto aguardavam a chegada dos mesmos. Os dançarinos de ciranda formam um círculo, seguindo em um ritmo simples e agradável.
Forró, uma das mais populares danças típicas nordestinas
O Forró está presente em todas as regiões do país. É um dos tipos de danças nordestinas que mais se difundiram, sendo apreciados por homens e mulheres de todas as idades.
Os participantes ficam passando a bola de um para o outro com os pés ou com as mãos enquanto uma criança fica como “gulu” ou “bobinho”, tentando capturar a bola. Quando ela conseguir, deixa de ser o “gulu” e troca de lugar com o último participante que tocou na bola.
Sete Pecados
Reúna os pequenos em círculo e uma criança fica responsável pela bola. Ela joga a bola para cima, enquanto diz o nome de um dos jogadores. Ele deve correr para pegar a bola antes que ela caia no chão e as outras crianças se espalham. Assim que a criança pegar a bola, outras param. Então, ela dá sete passos em direção ao jogador mais próximo e joga a bola nele, e quem for acertado será a pessoa a jogar a bola na próxima rodada.
Trem Maluco
Em dupla e no ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima. Em seguida, uma criança estende a mão para a frente, e o seu parceiro bate as palmas sobre elas. Então, a dupla bate palma sempre no ritmo da música. Para tornar a brincadeira ainda mais dinâmica, estimule os pequenos a cantarem mais rápido e agilizarem seus movimentos também.
“O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo xique-xique
Até chegar no Ceará.
Rebola pai, rebola mãe, rebola filha,
Eu também sou da família,
Também quero rebolar.”
Outras brincadeira típicas da Região Nordeste, acesse o link: